Queridas Irmãs e Associados,
Irmãs Franciscanas de Allegany Viagem ao Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico
Socorro Rosal
Com entusiasmo e grande alegria, a nossa congregação – Região do Brasil acolheu o convite para participar deste grande evento que reúne a Família franciscana e outros que estão envolvidos com o carisma franciscano.
As seis irmãs seguintes: Dayanne, Eloenia (Noviça), Maria Helena, Maria da Paz, Solange Helena e Maria do Socorro Rosal terá o privilégio de estar, em Manaus, Amazonas, onde será realizado o fórum, de 4 a 6 de julho de 2019 .
A preparação para o Sínodo Pan-Amazônico tem favorecido as congregações religiosas com profundas e bem fundamentadas reflexões sobre os problemas e desafios que afetam atualmente a vida da igreja. Por isso tem havido muitos encontros baseados no tema, que além dos Documentos, o Sínodo parece estar trazendo novos caminhos, novos modelos de evangelização e novas formas de lidar com os desafios da missão, especialmente na região amazônica.
É justo dizer que a Família Franciscana do Brasil tem se empenhado muito na organização deste Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico, acreditando na possibilidade de beneficiar não apenas as diferentes Congregações, mas também as muitas igrejas locais, que são comprometida com a obra de evangelização.
De acordo com o Pe. Éderson Queiroz OFMCap, Presidente da Conferência Franciscana da Família do Brasil – CFFB, “a Conferência da Família Franciscana do Brasil, acolheu com grande satisfação a convocação do Papa do Sínodo Pan-Amazônico pelo Papa Francisco. O próprio sínodo fala de uma realidade muito próxima ao movimento franciscano: andar com (juntos)! “. Ele justifica suas palavras ao apontar para o próprio fundador, porque “São Francisco de Assis, intuitivamente andou com o outro como uma expressão de minoridade vivida em comunidade (fraternitas), porque requer escuta, olhando pela perspectiva de outro, diálogo que promove compreensão e dando passos na mesma direção, como a obediência ao Espírito Santo, que se manifesta na comunidade reunida ”.
“Falando especificamente sobre o Sínodo Amazônico, o presidente do CFFB diz que” Este sínodo tem um propósito especial, a realidade humana, eclesial e ambiental da grande Amazônia. Para falar sobre a Amazônia, toca os acordes da espiritualidade franciscana, seu povo, seu modus vivendi, sua cultura, religiosidade, costumes, ecossistemas, desafios, ameaças e exploração. Tudo isso move nosso ser franciscano. “
Rezemos, Irmãs, para que este fórum seja um espaço que propicie a revitalização de nossa fé na Revelação da Vontade Divina presente na Igreja e em seu povo.
Liderança Congregacional