sobre nós

150 anos de História

As primeiras Irmãs Franciscanas de Allegany chegaram à pequena cidade de Allegany, Nova Iorque-EUA em 1859 a convite do Frei Pamfilo da Magliano. Vindas da Irlanda as irmãs  Mary Joseph Todd e Mary Bridget assumiram a missão de educar jovens moças e cuidar de crianças e mulheres menos afortunadas. Logo se junta a elas a jovem Mary Anne O’Neil, mesmo contra a vontade de seus pais, tornou-se freira e recebeu o nome de Irmã Mary Teresa.

Outras jovens foram aderindo à proposta profundamente atrativa pela espiritualidade de São Francisco de Assis e pela grandeza do serviço que beneficiaria a juventude, as crianças e as famílias de Allegany e redondezas. Várias escolas começaram a ser construídas em diversas regiões dos Estados Unidos. Em 1869 a primeira missão externa levou três Irmãs Franciscanas de Allegany, lideradas pela Irmã Dominica, à Jamaica. A Congregação passou a ser reconhecida como a primeira organização religiosa dos Estados Unidos a enviar mulheres para missões fora do país.

Em 1883 as Irmãs Franciscanas de Allegany passaram a assumir outros ministérios além da educação. Nos 10 anos seguintes se dedicam ao setor da saúde e assumiram a administração no Hospital Saint Elizabeth no estado de Massachussets e no Hospital Saint Elisabeth no estado de Nova Iorque. Mais tarde, várias outras unidades hospitalares nos Estados Unidos também foram assumidas para administração das Irmãs Franciscanas de Allegany.

A Congregação continuava a se expandir sempre buscando ajudar aos pobres e marginalizados. Em 1946 as Allegany´s chegaram em Goiás, no Brasil. De início se concentraram nas missões de educação e mais tarde assumiram também os desafios na área da saúde. Hoje, elas estão também na Bahia, Pará e Tocantins.  No ano 1965 quatro Irmãs Franciscanas de Allegany desembarcam na Bolívia, para ajudar Freis na missão.

Fechar Menu
Translate »