No último fim de semana, aconteceu no Centro de Formação Paz e Bem, do Convento Mãe Admirável (Anápolis-GO), o Encontro de Discernimento Vocacional. Aproximadamente, 40 jovens puderam refletir com maior profundidade sobre o papel que desempenham na igreja e como utilizar suas vocações para servir à Deus e à comunidade. A programação foi marcada por palestras; momentos de fé, adoração e reflexão; aconselhamento espiritual e confraternização.
Segundo a Irmã Franciscana de Allegany, Ana Cristina Vieira da Silva, coordenadora da Animação Vocacional da Congregação e organizadora do evento, o Encontro atingiu o objetivo ao auxiliar muitos dos participantes. “Trabalhamos com jovens que pretendiam seguir o sacerdócio, a vida religiosa consagrada, o matrimônio e também alguns que ainda não estavam seguros de suas escolhas”, contou. “Por meio das palestras e atividades oferecidas no encontro, eles puderam confirmar o chamado em seus corações”.
Foi o que aconteceu com Susete Alves Sobrinho, a jovem – que viajou de Aragarças (GO) para Anápolis especialmente para participar do evento – agora está segura de sua escolha. “Eu estava tentando entender o chamado em meu coração. E o Encontro Vocacional me fez ter uma maior certeza do que eu vinha sentindo. Esclareceu minhas dúvidas sobre a minha vocação, me deu convicção. Foi, provavelmente, um dos melhores encontros de que eu já participei”.
E o acompanhamento continua, com todos os participantes. “Somos igreja. Trabalhamos para servir a Deus”, pontua Irmã Ana Cristina. “Por isso, continuaremos a orientar não só quem se reconhece com as Irmãs Franciscanas de Allegany, os outros jovens serão encaminhados para as congregações religiosas e sacerdotais com que mais se identificam”.