II Jornada de Espiritualidade é aberta em Anápolis com foco no encontro de gerações

Com o tema “Encontro de gerações que reconhecem ser portadoras da esperança”, teve início, no dia 19 de novembro, a II Jornada de Espiritualidade, realizada no Convento Mãe Admirável, em Anápolis. O momento formativo reuniu irmãs franciscanas de Allegany que atuam em diferentes regiões e contou com a presença das religiosas norte-americanas Irmã Catherine Cahill, Ministra Congregacional; Irmã Kathy Maire, Ministra Associada; e Irmã Patrícia Shirley, conselheira. O encontro fortaleceu o espaço de formação, espiritualidade e partilha vocacional.

Convidada pelas Irmãs Franciscanas de Allegany, a Irmã Ivone Lourdes Fritzen, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, conduziu a jornada, os momentos de reflexão, promoveu dinâmicas, interações e destacou a importância do encontro como espaço de reflexão e renovação.

“Estamos vivendo uma jornada formativa em que refletimos juntas sobre a importância do encontro entre gerações que reconhecem ser portadoras da esperança”, afirmou. Segundo ela, o momento foi especialmente significativo por unir formação inicial e formação continuada, o que permitiu que as participantes se reconhecessem na diversidade de rostos, histórias e vocações.

Durante a jornada, as irmãs refletiram sobre o dom da vocação, a comunhão como realidade essencial da vida religiosa e o chamado a cultivar e preservar essa unidade no mundo. “Somos unidade, somos terra, somos criaturas”, ressaltou Irmã Ivone Fritzen, ao destacar o sentido profundo de comunhão que atravessou os momentos de espiritualidade.

Um dos pontos altos do encontro foi o painel simbólico preparado com carinho pelas irmãs, que conduziu as participantes à renovação do batismo, vivida como um novo nascimento no tempo de Deus e na história pessoal de cada uma. O encerramento aconteceu com um gesto carregado de significado: o acendimento das velas no Sírio Pascal, representado pela ministra regional, Irmã Marinêz Arantes; e pela ministra geral, Irmã Catherine Cahill, acompanhado pelo canto “Nossos olhos ganharão nova luz com a tua presença, Jesus”.

A abertura da II Jornada de Espiritualidade foi concluída com um momento de oração e bênção, o que reafirmou a confiança em Deus que conduz, precede e ama com amor imenso. “Deus é bom”, resumiu a Irmã Ivone Fritzen, expressando o espírito que marcou o encontro: esperança, comunhão e renovação da fé.

Próximo post

Contato

© 2026 Irmãs Franciscanas – Convento. Todos os direitos reservados.