Outros temas como higiene pessoal, direitos e cidadania também são levantados durante as reuniões mensais
O Projeto de Assistência Social das Irmãs Franciscanas de Allegany- Região Brasil atende hoje 27 famílias e 45 idosos em Anápolis- Goiás que vivem em situação de vulnerabilidade. Em 2018, o Projeto vai estender suas ações. Até aqui, as famílias eram atendidas com doações mensais de alimentos e outros produtos de acordo com a necessidade de cada um.
Mas agora, essas pessoas cadastradas são atendidas também com orientação sobre saúde bucal e outros temas de saúde. Em breve, o projeto sofrerá mais uma ampliação e parte dessas pessoas receberão, também, itens de higiene pessoal e para a casa.
O Objetivo é garantir mais saúde e qualidade de vida para todos que são assistidos pelo Programa. E a saúde bucal, higiene bucal e da casa são essenciais para um bem-estar. Segundo a assistente social do Projeto Luciene Rodrigues a maioria dessas pessoas atendidas pelas Irmãs Franciscanas de Allegany não possuem nenhuma renda e vivem em condições degradantes, portanto muitos não têm condições sequer de comprar um sabonete ou trocar regularmente a escova de dente. “Nosso trabalho visa não apenas dar o que comer, mas garantir que essas pessoas vivam com a mínima dignidade e que possam, com nossa ajuda, buscar meios de crescer e sair dessa atual situação”, disse.
Para isso, mensalmente essas pessoas participam de reuniões com temas de espiritualidade e fé, abordados pelas Irmãs e saúde e direitos, discursados por palestrantes voluntários. As reuniões são marcadas também pela entrega das cestas básicas e demais doações.