“A esperança nunca decepciona”, reflete Irmã Maria José durante o segundo dia da Jornada de Espiritualidade

No segundo dia da II Jornada de Espiritualidade, Irmã Maria José Monteiro, ressalta que o tema escolhido expressa profundamente a vivência da fé nos dias atuais. “A esperança nunca decepciona. Por isso, entendemos que esse tema dialoga com toda a Igreja e com os desafios que vivemos hoje”, destacou.

Ela, que faz parte da Equipe de Espiritualidade, destaca que ao longo do dia, a programação foi marcada por momentos intensos e dinâmicos, que uniram a exposição da Palavra com atividades práticas. As dinâmicas propostas ajudaram os participantes a não apenas ouvir, mas vivenciar o conteúdo refletido. “Foi um dia muito movimentado, com uma dinâmica que mexe com as pessoas e dá sentido concreto ao tema”, explicou.

Um dos pontos centrais da Jornada foi a reflexão a partir do encontro bíblico entre Isabel e Maria, símbolo de duas gerações diferentes que, apesar da distância de idade, caminham juntas no projeto de Deus. “Uma já bem idosa e a outra muito jovem, mas isso não foi barreira para que se encontrassem, se compreendessem e seguissem um projeto de vida cujo centro é Jesus Cristo”, afirmou Irmã Maria José.

Além da referência bíblica, a espiritualidade franciscana esteve presente como inspiração constante. Francisco e Clara de Assis foram lembrados como exemplos de vida que deixaram um legado profundo para a vida religiosa consagrada. Valores como humildade, liberdade, sinceridade e a busca constante pela vontade de Deus marcaram as reflexões do encontro. “A herança que Francisco e Clara nos deixaram nasce do seguimento fiel a Jesus Cristo. É um projeto de vida em que o essencial é fazer a vontade de Deus”, concluiu.

 

Post anterior
Próximo post

Contato

© 2026 Irmãs Franciscanas – Convento. Todos os direitos reservados.