Associados

Carta

Anápolis, 25 de março de 2015

Queridas (os) Associadas (os)

Núcleo de Anápolis

 

Paz e Bem! 

Hoje, festa da Anunciação do Senhor, é dia perfeito para manifestar sentimentos de confiança e gratidão. Confiança em que o Senhor inspirou a cada um, a cada uma de vocês que entendeu o seu chamado para trilhar as pegadas de São Francisco de Assis, fortalecendo o grupo Allegany. Gratidão pela presença amiga em todas as horas, seja no apostolado, seja nas comemorações e sabemos que vocês estão conosco também nos momentos difíceis.

Hoje, de modo especial, queremos agradecer-lhes pela forma afetuosa e fraterna com que vocês receberam a Liderança Congregacional quando de sua visita à Região Brasil para a Reunião da Diretoria.  Foram palavras amigas, ditas através da faixa colocada na entrada do Convento Mãe Admirável, e o jantar gostoso oferecido no bonito espaço da residência de Wilma e Vandir. Sabemos que cada um, cada uma de vocês estava ali presente de uma forma ou de outra.

Para todas nós, o gesto carinhoso ficará gravado na história da nossa Região que teve a alegria de sediar o Governo Geral das Irmãs Franciscanas de Allegany. Que São Francisco de Assis continue inspirando a todos e todas nós para que juntos possamos deixar rastros de bondade e fraternidade para este nosso mundo muitas vezes conturbado.  

Que o Senhor os abençoe e lhes conceda toda Paz e todo Bem.

Irmã Marinêz Arantes da Silva, OSF

             Ministra Regional

           Liderança Regional

 

 Circular

Anápolis, 20 de fevereiro de 2015

Queridos Associados(as)!

Que todas as nossas Palavras e Ações sejam para a glória de Deus e o bem da comunidade.

Iniciamos a Quaresma com a alegria de saber que Jesus nos convida a caminhar com ele do mais profundo de nossas misérias e fraquezas para a glória de sermos filhos e filhas de Deus.

A quaresma é um tempo favorável da Graça de Deus. É tempo para nossa revisão de vida. É hora de deixar para trás a vida de pecado e entrar na dinâmica do Reino de Deus, Reino de Amor.

É tempo de recomeçar os nossos encontros e planejar a nossa caminhada como grupo para o Ano de 2015 .

No Planejamento deverá constar :

- Eleição da coordenação do grupo (coordenador- vice coordenador, secretário, animador (a), Tesoureiro (a), etc);

- Programação seguindo a programação do Ano Litúrgico; como: Campanha da Fraternidade – Páscoa – Celebrações do mês de maio, etc.

- Renovação do Compromisso em 16 de Abril;

- Retiro anual do grupo, seja de um final de semana ou 01 (um), dia como desejarem;

- Estudo do Manual dos Associados em todas as reuniões do mês, seja de meia hora ou mais , conforme o planejamento do grupo, outros assuntos, etc.

- Pedimos que faça a Ata das reuniões para colocarmos no Site da Congregação, como também um comentário das atividades realizadas pelo grupo. Quero relembrar que é de suma importância a participação dos associados em nossos apostolados, convivência e celebrações. Irmã Terezinha (Tere) está pedindo que mandem notícias- retratos das atividades do grupo,etc.

A partir do dia 10 de março a nossa Liderança Congregacional estará aqui no Brasil para reuniões com a nossa Liderança Regional contamos com as suas orações. O grupo de Anápolis está planejando um encontro alegre para as lideranças na casa de Wilma de Amorim, caso você esteja por aqui perto sinta- se convidado. A nossa associada Tamar continua em tratamento em Goiânia continuem rezando, ela está bem.

No dia 21 de fevereiro teremos a alegria de receber duas candidatas:

- ELOEMIA SOARES DA MOTA (MORRO AGUDO), e

- CLEISE CANTÉ (CURUAI), fruto de suas orações.

Madre Teresa de Calcutá recorda a vocação e a missão do Cristão: “Cristo está presente naqueles de que ninguém precisa, que ninguém emprega, de que ninguém cuida, que tem fome, que estão nus, que não tem lar. Estes parecem inúteis ao Estado e a sociedade; ninguém tem tempo para lhes dar. Compete-nos a nós, cristãos, a vós e a mim, dignos do amor de Cristo se o nosso é verdadeiro, compete-nos a nós procurá-los, ajudá- los ; eles estão lá para que o encontremos”.

“Cuidar sem olhar a quem, ir ao encontro gratuitamente, oferecer consolo e conforto aos que precisam, acolher e limpar as feridas como o Samaritano é o melhor serviço que as comunidades, os cristãos oferecem por ter sido tomados pela Alegria do Evangelho. O encontro com Jesus Cristo, transforma os cristãos em esperança, do consolo e do amor.” Papa Francisco

“Que Maria, a Estrela da Evangelização esteja bem junto de nós, para que possamos apresentar à nossa Sociedade através de ações concretas, o Reino de Deus.”

O meu abraço e minhas orações!

 Paz e Bem!

Irmã Ana Bernadete.

Reunião

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DOS (as) ASSOCIADOS (as) DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE ALLEGANY  08 DE FEVEREIRO DE 2015

IMG-20150223-WA0012Aos oito dias de fevereiro de dois mil e quinze, às dezesseis horas, os Associados das Irmãs Franciscanas de Allegany, Núcleo Anápolis, reuniram-se no Refeitório do Convento Mãe Admirável, Anápolis – GO, estando presente Irmã Ana Bernadete Albernaz, OS, Coordenadora dos Associados, Região Brasil com a finalidade de: a) promover encontro fraterno para avaliação da caminhada em dois mil e quatorze; b) Proporcionar momento específico para reflexão e aprofundamento sobre a Campanha da Fraternidade / 2015; c) Programar as atividades de dois mil e quinze; d) Eleger nova Diretoria dos Associados para 2015. Irmã Paula Maria Pereira, OSF, saudou os associados, dando-lhes boas vindas e desejando que o ano que se inicia seja abençoado. Em seguida, convidou-os à oração com o Tema: “O Amor é o Poder que Transforma”. Irmã Maria da Paz de Jesus, OSF, fez a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade/2015, apresentando breve análise da realidade atual do país, os apelos da Igreja por uma evangelização que atinja as camadas mais humildes e necessitadas da sociedade, dando-lhes acesso aos bens que pertencem a todos. Várias personalidades que deram testemunho de seu compromisso com os valores evangélicos foram citados, confirmando a graça atuando em cristãos ou não na busca de um mundo mais humano e fraterno.  Em seguida, foram estabelecidas datas de eventos e reuniões que acontecerão em dois mil e quinze.

 

14/03/2015 19 horas Reunião festiva com a presença da LC Residência Vandir e Wilma
12/04/2015 Encontro Espiritualidade Franciscana Auditório do Centro Franciscano de Formação Paz e Bem Assessora Irmã Julieta Maria de Carvalho, OSF
17/05/2015 Estudo do Manual do Associado das Irmãs Franciscanas de Allegany Auditório do Centro Franciscano de Formação Paz e Bem Coordenação Irmã Paula Maria Pereira, OSF
21/06/2015 Festa Junina Centro Franciscano de Formação Paz e Bem Coordenação Diretoria dos Associados

 

Eleição da Diretoria dos Associados (as), Núcleo de Anápolis – 2015:

  1. Coordenadora: Marilene D. P. Silva;
  2. Vice Coordenadora: Virgilina Rodrigues de Rezende;
  3. Secretária: Maria Dadiva Bizerra Firmino;
  4.  Vice-Secretária: Wilma Di Amorim;
  5. Tesoureiro: José Francisco Batista;
  6. Vice Tesoureiro: Vandir Teodoro Amorim. 

Após a eleição da Diretoria 2015, Irmã Paula agradeceu o trabalho realizado pela Diretoria cessante, pelo esforço e dedicação de todos os associados e associadas em contribuírem com o seu tempo e bens para que as ações das Irmãs Franciscanas de Allegany – Região Brasil alcançassem êxito e, juntos, cumprissem as metas estabelecidas para dois mil e quatorze. Irmã Paula deu as boas vindas à Equipe eleita para a gestão dois mil e quinze, desejando-lhe um bom trabalho, especialmente voltado para o crescimento espiritual, compromissado com os valores franciscanos e o carisma das Irmãs Franciscanas de Allegany. Em seguida, rezaram a “Ladainha do Amor”. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião às dezoito horas com o tradicional cafezinho. Anápolis – GO, 08 de fevereiro de 2015.

   associadoss2015 IMG-20150223-WA0015