Regional do Brasil, Convento Mãe Admirável, abre suas portas para mostrar cuidados com meio ambiente.

Um grandioso e nobre projeto – O grito da Irmã e Mãe Terra- foi criado pelas Irmãs Franciscanas de Allegany. O desejo de preservar a natureza as levou a criar mecanismos dentro do Convento Mãe Admirável para garantir a sustentabilidade da chácara e proteção da mata que se mantêm, literalmente, no meio do desenvolvimento desacelerado da nossa Cidade. Os resultados serão divididos com a população através de palestras e visitas agendadas.

A área onde se desenvolve o projeto O grito da Irmã e Mãe Terra, dentro do Convento Mãe Admirável, conta com quase 200 mil metros quadrados somados entre a chácara e a mata. O espaço abraça inúmeras espécies de plantas e animais. Na chácara absolutamente tudo é sustentável e nada desperdiçado: casca de ovos, borra de café, folhas, resto de alimentos, esterco dos animais e até a água da chuva que é captada pelas recém-inauguradas cisternas, com capacidade captar mais de 100 mil litros d’água cada. Ao fundo da chácara é possível percorrer uma trilha dentro da mata ao som de pássaros e outros animais.

Segundo uma das coordenadoras, Irmã Iolanda Maria Borges, o Projeto é auto e socioeducativo. “Esse projeto teve início há um tempo aqui no Mãe Admirável e em todas nossas comunidades, porém foi intensificado com o pedido do Papa Francisco com a finalidade de nos educar e também a toda a população.  Queremos trazer mais água e o sustento do solo. Cuidar e utilizar de maneira adequada”, explicou sobre a essência do Projeto. Além disso, ela estendeu o convite a todas as pessoas que desejarem conhecer o local, “vamos abrir nossas portas para grupos de oração e escolas, liguem e se informem melhor sobre as visitações”.

O trabalho de conscientização e preservação do meio-ambiente também é realizado em outras missões. Dentre elas, as duas escolas em Tocantins, sendo uma em Palmas e a outra em Cristalândia, realizam trabalhos envolvendo as crianças com temas como reciclagem, desperdício e plantio de árvores. E ainda, em Ceres – Goiás foi iniciado recentemente o Projeto Mãe Terra e Irmã água reunindo várias pessoas da comunidade que irão plantar árvores em torno das nascentes. Até o momento, centenas de mudas já estão sendo cultivadas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Translate »